marcelo martins

O dia em que Santa Maria inteira morreu

18.386

Santa Maria se fez histórica, social e politicamente a partir do começo do século 20 com o desenvolvimento puxado pelo ciclo ferroviário e, logo depois, com a força militar e dos setores educacionais que nos elevaram à condição de município referência na prestação de serviços e do comércio. O ir e vir de pessoas das mais variadas partes do Estado, do país e de outras partes do mundo imprime a Santa Maria uma dinâmica de cidade grande com princípios e características de Interior. Talvez, seja por isso, que a cidade é escolhida por muitos para ficarem, aqui, "radicados".

Projeto do Kit-Covid é aprovado na Câmara

Com uma população estimada de 283,6 mil habitantes, Santa Maria é feita de homens, mulheres, crianças, idosos, gays, punks, bêbados cambaleantes que andam pelo Calçadão, figuras folclóricas e tantas outras caricatas. Passam, por esse que é o maior município da Região Central do Estado, intercambistas com suas mochilas que vêm passar um semestre em uma das instituições de Ensino Superior, mórmons "made in USA" com a Bíblia debaixo do braço que vão de bairro em bairro pregar a palavra da salvação, militares em busca de qualificação, valorosos produtores rurais com a sua produção do campo sendo escoada para a cidade.

Eduardo Leite critica postura de Bolsonaro sobre ação no STF contra governadores

Agora, imaginemos, que tudo isso simplesmente desaparecesse. Com quase 288 mil mortes pela pandemia do coronavírus no Brasil, é quase inimaginável pensar que Santa Maria fosse tirada do mapa.

Talvez ao fazermos esse exercício ficcional, e, ao mesmo tempo, tão real, conseguiríamos ver o que teria de ser evidente: esse vírus não seleciona as vítimas. Nao existe "nós" ou "eles". O que deveria prevalecer é o entendimento de que somos todos potenciais vítimas. Quem sabe assim, teríamos mais disciplina, responsabilidade para conosco e com os outros.

ALIÁS...

Nosso DNA econômico é estruturado em duas poderosas forças: o trabalho de empresários, que empreendem e suam meio ano para pagar uma asfixiante carga tributária do Estado (no sentido latu sensu); e um expressivo contingente de servidores públicos, que são o reforço e o porto seguro da economia em tempos de crise.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Equipe da ESA estará em Santa Maria na quarta-feira Anterior

Equipe da ESA estará em Santa Maria na quarta-feira

Projeto do Kit-Covid é aprovado na Câmara Próximo

Projeto do Kit-Covid é aprovado na Câmara

LEIA MAIS
Marcelo Martins